top of page

Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira realizam transporte inédito de míssil em avião cargueiro “KC-390”

  • Foto do escritor: Redação OE
    Redação OE
  • 21 de mar.
  • 2 min de leitura

Redação OE


A Marinha do Brasil (MB) e a Força Aérea Brasileira (FAB), realizaram o embarque aéreo do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP), acoplado à plataforma Lançadora Multipla Universal (LMU). Este serviço de transporte e embarque do sistema, fora realizado de forma inédita para as duas forças militares. O fato ocorreu no ultimo dia 21 de março.


O equipamento será levado a bordo da aeronave “KC-390 Millennium”, com destino a Fortaleza (CE), onde será empregado na Operação “Jeanne D’Arc 2025”, realizada em parceria com as Forças Armadas da França.


O exercício inédito tem início na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), com o objetivo de avaliar a capacidade operacional da aeronave “KC-390 Millennium” no transporte de sistemas de grande porte, como o MANSUP, acoplado à plataforma terrestre LMU, sistema para lançamento de foguetes de artilharia pertencente ao Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.


Esse treinamento faz parte do Projeto MANSUP, programa que, seguindo as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, tem o objetivo de desenvolver e produzir esse tipo de armamento no Brasil com tecnologia 100% nacional. O desenvolvimento de um míssil desse porte permitirá à MB contar com um armamento eficaz que aumenta o poder de combate da Força Naval, contribuindo para a defesa dos interesses nacionais e da soberania na Amazônia Azul na vertente Litorânea do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).


Operação Jeanne D’Arc


Operação Jeanne D’Arc, 2024 Flickr MB
Operação Jeanne D’Arc, 2024 Flickr MB

A Marinha e as Forças Armadas da França realizam a Operação Jeanne D’Arc, entre os dias 22 e 26 de março, em Fortaleza-CE. O exercício, envolvendo o Brasil e a França, contará com 1.200 militares, sendo 600 brasileiros e 600 franceses. Trata-se de um dos maiores treinamentos militares no litoral nordestino.


As Forças Armadas francesas serão representadas pela Marinha Nacional Francesa (MNF) e pela 9ª Brigada do Exército da França, responsáveis por executar operações anfíbias naquele país.


Além de ampliar a interoperabilidade das Forças envolvidas, o exercício combinado possui o propósito de incrementar a cooperação e o estreitamento dos laços de amizade entre a MB e as Forças Armadas da França, contribuindo para atuação no campo de atuação do poder naval na Diplomacia Naval.





  • Com informações e fotos do Centro de Comunicação Social da Marinha

Comments


bottom of page